Satya Nadella fez hoje a sua primeira apresentação à imprensa, anunciado uma nova política da Microsoft, centrada nos dispositivos móveis e na cloud. Nadella refere-se a esta estratégia como «Mobile em primeiro lugar e Cloud em primeiro lugar», isto porque o novo CEO da Microsoft acredita que estas duas áreas são, na realidade, duas faces da mesma moeda.
Mas a grande novidade é o anúncio do Office para o iPad que deverá chegar à App Store, dividido nas aplicações Word, Excel e PowerPoint. Na demo apresentada, o destaque foi para a forte adaptação das aplicações à realidade tátil do iPad sem afetar negativamente as funcionalidades conhecidas das versões desktop. Um dos exemplos: no PowerPoint podemos criar um apontador de laser virtual utilizando um dedo.
Como não podia deixar de ser, o novo Office para iPad está perfeitamente integrado no Office 365, o que significa que os ficheiros podem ser editados independentemente da plataforma utilizada. Mais, os utilizadores com licença Office 365 vão poder usar todas as funções das Apps para iPad gratuitamente.
As novas Apps Office para iPad podem ser descarregadas gratuitamente para abrir documentos, mas é necessário uma licença para criar e editar documentos.