
unknown
A Kaspersky decidiu juntar as várias soluções de segurança num único pacote que garante a proteção de tablets, PC e smartphones. Para já, apenas as máquinas que correm iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone ficam de fora do raio de ação do novo pacote de segurança da marca de antivírus russa.
Os responsáveis pela Kaspersky ibérica admitem que, em breve, possa ser lançada uma versão do Kaspersky Internet Security Multidispositivo para Windows Phone. Na conferência de lançamento do novo produto nos dois mercados ibéricos, em Madrid, a Kaspersky recordou alguns números que estão na origem do lançamento deste novo pacote de segurança: hoje, na Europa Ocidental cada casa tem em média 5,1 dispositivos ligados à Internet – sendo que dois desses dispositivos são smartphones ou tablets.
Apenas 17% dos utilizadores da Europa Ocidental encriptam a informação que têm armazenada nos telemóveis e tablets – e cerca de 65% dos inquiridos durante o estudo Global Consumer Security Risks 2013 admitem que já sofreram ataques financeiros através da Net. A estes números juntam-se ainda outros de igual relevância: 40% dos inquiridos acedem ao banco através da Internet e 47% usam o tablet para o mesmo objetivo.
Todos estes indicadores serviram de mote para a Kaspersky reforçar a oferta no que toca à segurança de dispositivos móveis. Vicente Diaz, especialista em segurança eletrónica da Kaspersky Lab, aproveitou o evento de hoje para focar a atenção numa tendência da atualidade: «(Nos telemóveis) 99% das ameaças destinam-se a dispositivos Android. Durante o primeiro semestre de 2013, foram detetadas mais de 49 mil amostras de malware para Android».
O perito da Kaspersky Lab recorda que, até à data, os ataques a dispositivos que correm iOS têm sido levados a cabo através do desenvolvimento de ferramentas específicas, mas admite que, nos próximos tempo, possam ser criadas códigos maliciosos e estratagemas de ataque massivos.
O Kaspersky Internet Security Multidispositivo pretende fazer frente a estas e outras ameaças que pairam na web. A solução começa a ser comercializada a partir de hoje com um custo de 59,95 euros para três licenças que podem ser usadas em telemóveis, tablets ou computadores pessoais.
Entre as novidades da nova solução de segurança, destacam-se a blindagem Zeta, sistema de reconhecimento de aplicações de confiança, tecnologia anti-ransonware, controlo parental, localização e alarme antirroubo, bloqueio de chamadas telefónicas e de mensagens de texto classificadas como Spam, entre outras novidades.