![iphone_5c_dummy_color-21.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1851207iphone_5c_dummy_color-21.jpg)
A apresentação começou, como seria de esperar, com uma revisita às novidades do iOS 7, feita por Craig Federighi, vice-presidente sénior para o desenvolvimento de software. Segundo o responsável, os downloads da versão experimental superaram as expectativas, o que demonstra o interesse dos utilizadores na nova versão do sistema operativo.
As novidades destacadas: painel de controlo de acesso direto, centro de notificações, ecrã de bloqueio e ecrã Home redesenhados e pesquisa melhorada. Foi dado um destaque especial para o sistema de reconhecimento de voz Siri, que vai apresentar melhorias significativas, como a possibilidade de pesquisar no Twitter. Foi dado um exemplo de uma pergunta "O que a Lady Gaga está a dizer?". Claro que ainda não temos Siri em Português.
A App de fotos vai apresentar um sistema de organização das imagens onde é apresentada uma listagem de miniaturas, que são ampliadas com o pressionar do dedo.
O iOS 7 chega a 18 de setembro e é compatível com o iPhone 4, o iPad 2 ou superiores.
O iPhone 5C foi confirmado
Tim Cook confirmou o iPhone 5C. As fotos comprovam as imagens que tinham surgido na Internet. O chassis em plástico (policarbonado de alta resistência) arredondado pode ser ainda personalizado por capas da Apple.
Como esperado, o ecrã é de 4 polegadas e com resolução Retina. Ou seja, um ecrã semelhante ao ecrã do iPhone 5 atual. No interior, o processador é um A6, o mesmo do iPhone 5, e o chip de rádio suporta 4G. De acordo com a Apple, o iPhone 5C vai suportar mais frequências LTE, aumentando a compatibilidade com as redes internacionais
Nos Estados Unidos, o iPhone 5C vai estar disponível em duas versões 16 GB e 32 GB, com um preço de, respetivamente, 99 e 199 dólares para um contrato com a operadora de dois anos.
A Apple promete uma gande autonomia, maior do que no atual iPhone 5.
iPhone 5S confirmado: o sensor de impressões digitais é uma realidade
Boa parte dos rumores sobre o iPhone 5S estão a ser confirmados. A começar pelas cores disponíveis: prata, dourado e um "cinzento espacial". O processador é novo, um A7 de 64 bits, com mais de mil mihões de transístores. De acordo com a Apple, é o primeiro processador de 64 bits do mundo para dispositivos móveis. O iOS 7 vai ter suporte nativo para 64 bits, o que deverá permitir uma transição suave e correr aplicações de 32 e 64 bits. A Apple garante que o novo processador vai ter o dobro do desempenho do A6.
Foi apresentada uma demo do jogo Infinity Blade III, que parece ter gráficos impressionantes, ao nível do desktop. O jogo vai estar disponível no dia de lançamento do iPhone 5S.
Além do A7, o iPhone 5S vai ter um novo processador, o M7, «criado para uma nova geração de apps baseadas em movimento". O processador vai ser utilizado para novas aplicações na área da saúde e do desporto.
A autonomia vai ser idêntica à do iPhone 5: 10 horas de conversão em 3G, 10 horas de reprodução de vídeo e 250 horas em standby.
A câmara foi submetida a uma grande evolução, com uma lente muito luminosa (f2.2) e um sensor com píxeis maiores. A câmara acerta automaticamente a exposição e o balanço de brancos logo que a app é iniciada. O software tem uma série de ferramentas para garantir, segundo a Apple, “fotos de qualidade SLR”. Um dos truques é a utilização de um flash duplo com duas cores, o que permite uma acerto mais eficaz da cor. A gravação de vídeo tem um novo modo de câmara lenta através da gravação a 120 imagens por segundo.
O Touch ID foi confimado, o que significa que o botão Home vai ser também um leitor de impressões digitais. Uma das utilizações vai ser desbloquear o telemóvel e autenticar o utillizador nas apps que normalmente recorrem a palavras-chave. A informação das impressões digitais é guardada de forma muito segura no chip A7 e não nos servidores da Apple ou num qualquer software.
O iPhone 5S vai estar disponível em três versões: 16, 32 e 64 GB. Nos Estados Unidos, os preços com contrato vão variar entre 199 e 399 dólares.
Os novos iPhones chegam ao mercado a 20 de setembro em 9 países: Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, Singapura e Reino Unido.