Os responsáveis da Mozilla explicam que as alterações foram feitas conforme o feedback dos utilizadores. Johnathan Nightingale, vice-presidente de Engenharia da Mozilla, afirma que o browser é uma peça fundamental em toda a experiência na Internet e que os utilizadores passam mais tempo em frente ao browser do que no carro ou na cama.
Esta nova versão do Firefox facilita as comunicações entre utilizadores com o WebRTC, a tecnologia que permite a criação de apps para comunicações de vídeo entre browsers, sem ser necessário outro programa. Por outro lado, os utilizadores procuram cada vez mais soluções para partilhar ficheiros e esta tecnologia ajuda também nesta tarefa. A versão móvel do Firefox não deve suportar esta tecnologia, noticia o The Next Web.
O Firefox 22 usa ainda o asm.js, uma versão “otimizada” de JavaScript, que melhora o desempenho do navegador em jogos 3D e em processamento de imagens no browser. Para demonstrar as potencialidades da nova versão, a Mozilla lançou o jogo BananaBread, que tira partido do WebRTC, asm.js, WebGL e do Emscripten.
A versão 22 do Firefox está disponível para download na página da Mozilla.