O objetivo de Ive é diminuir a confusão que possa ser criada com a utilização de diferentes cores e texturas nos logótipos das aplicações da Apple. O exemplo dado pelo 9to5Mac é eloquente: amarelo nas Notas, azul e branco para o Mail, prata para os Mapas e um Game Center colorido são alguns dos elementos existentes hoje.
A equipa de Ive trabalhou para reduzir a disparidade de texturas e elementos no iOS e deve apresentar uma interface uniformizada e a preto e branco, dizem fontes próximas do processo. Esta decisão vai também ajudar a que o sistema operativo resista melhor à passagem do tempo e deixe de parecer datado tão rapidamente. A opção de Ive vai cortar radicalmente com o trabalho feito por Scott Forstall e pelo próprio Steve Jobs.
O ecrã de bloqueio, por exemplo, deve perder o brilho, e a grelha para colocar o código deve ser redesenhada. O ecrã das Notificações também deve ser reformulado com um fundo cinzento escuro ou preto e receber novas funções, como notícias locais e outros painéis de acesso rápido. As barras de navegação foram reformuladas para perderem as texturas e gradações. Ive pretende que todos os elementos sejam uniformes, sem texturas, muitas cores ou sombras.
Além das alterações a nível gráfico, o iOS 7 deve também incluir novas funcionalidades como melhorias na utilização a bordo de um carro com o Siri e ainda a integração de serviços do Flickr e do Vimeo.
Espera-se que o iOS 7 seja apresentado já em junho com estas alterações. Os primeiros equipamentos com esta versão só devem chegar no outono.