A nova atualização da Apple é invulgar porque destina-se exclusivamente aos iPhones 4S. De acordo com a Apple, esta atualização vem «resolver um problema que podia afetar o desempenho e a fiabilidade da rede celular no iPhone 4S».
Recorde-se que os problemas referidos até levaram a Vodafone do Reino Unido a pedir, via SMS, aos clientes que não fizessem a atualização para o iOS 6.1 devido à «dificuldade na ligação a rede para fazer ou receber chamadas, mensagens de texto ou usar a Internet».
No entanto, tem sido reportado um outro problema trazido pelo iOS 6.1: os pedidos constantes da aplicação de mail aos servidores Microsoft Exchange. Este excesso de ligações está a ser visto como o grande culpado da diminuição de autonomia que muitos utilizadores de dispositivos com iOS 6.1 estão a reportar. Também levou a que alguns departamentos de informática tenham optado por bloquear o acesso de aparelhos com iOS 6.1 aos servidores de mail das empresas.
Como os relatórios indicam que esta última falha afeta todos os iPhones e iPads com iOS 6.1, é de concluir que a atualização 6.1.1, lançada exclusivamente para o iPhone 4S, não faz qualquer alteração no acesso aos servidores Microsoft Exchange.