De rabiscos num guardanapo até a um projeto de engenharia. Tudo sob o mesmo “chapéu”. Em resumo, este é o objetivo do SolidWorks Mechanical Conceptual, que está a ser desenvolvido para «captar ideias digitalmente, criar rapidamente modelos 3D conceptuais, receber feedback de intervenientes internos e externos e gerir conceitos múltiplos ainda antes de o projeto ser atribuído à engenharia propriamente dita». Foi deste modo que Bertrand Sicot, CEO da SolidWorks, apresentou o Mechanical Conceptual na sessão de abertura do SolidWorks World 2013, que conta com mais de 4000 participantes.
O software, que ainda está em fase beta, deverá chegar ao mercado em outubro ou novembro, embora ainda não se saiba pormenores sobre o licenciamento.
O que já se sabe é que as ideias conceptuais concebidas no Mechanical Conceptual podem ser depois trabalhadas no SolidWorks, uma das aplicações de CAD 3D e de engenharia mais conhecidas do mercado.
Os responsáveis da SolidWorks, uma empresa do grupo Dassault Systèmes, acreditam que o Mechanical Conceptual vai permitir melhorar substancialmente o processo criativo porque as ferramentas de design 3D «limitam a criatividade na fase conceptual».
Na demonstração a que a Exame Informática assistiu foi possível verificar que o software inclui ferramentas de “traço livre” que facilitam a passagem da ideia para o formato digital. Outro ponto forte é a possibilidade de vários intervenientes trabalharem no projeto em rede, sempre com recurso a ferramentas de desenho simples. Todos os passos são automaticamente guardados para que todo o processo de criação possa ser seguido pelos vários intervenientnes em tempo real.
Sérgio Magno, em Orlando, Estados Unidos