Com este lançamento, o Skype, que levou a Microsoft a desembolsar 8,5 mil milhões de dólares numa das mais chorudas aquisições de que há memória nas tecnologias, abandona a versão beta e entra, em definitivo, para o combate dos serviços de Voz sobre IP (conhecidos pela sigla inglesa de VoIP), que têm vindo a ganhar mercado nos terminais que Android e iOS.
Apesar de apontado como um dos trunfos da Microsoft, o Skype ainda apresenta lacunas quando comparado com sistemas de comunicação de voz por GSM. De acordo com o The Verge, o Skype para Windows Phone não está apto a funcionar em background. Resultado: um utilizador apenas pode receber uma chamada, caso esteja nesse momento com o telemóvel na mão, a usar… o Skype.
Os responsáveis pelo Skype já justificaram esta falta de flexibilidade com uma certa incapacidade para compatibilizar a forma de funcionamento do famoso serviço de VoIP e o sistema operativo da Microsoft. Eventualmente, será lançado, no final do ano, um upgrade que resolve esta limitação.
A possibilidade de fazer chamadas telefónicas para linhas fixas e a rapidez no lançamento da aplicação estão entre as principais novidades da nova versão do Skype para Windows Phone.
A nova versão do Skype já pode ser descarregada no Marketplace do Windows Phone.