A Dexetra, empresa que criou esta aplicação que combina reconhecimento de voz e inteligência artificial, não esconde a fonte de inspiração: IRIS é a sigla de "Intelligent Rival Imitator of Siri" e é também a sucessão invertida da letras que compõem a palavra Siri.
Só que ao contrário do Siri, o Iris não está limitado a um modelo de telefone e, aparentemente, pode ser usado em qualquer dispositivo que corra o sistema operativo Android.
A versão britânica da Wired testou esta nova aplicação que tira partido das funcionalidades de reconhecimento de voz do Android. Os testes efetuados pelos jornalistas ingleses na sua língua materna revelam que o Iris está apto a efetuar chamadas telefónicas ou a enviar SMS, e também consegue apresentar uma página da Wikipédia quando lhe perguntam o que é um cão ou indicar o valor do PIB do Gana.
Estranhamente o Iris respondeu que preferia uma injeção letal quando lhe perguntaram qual o melhor lugar para uma determinada pessoa almoçar. O que talvez se explique pelo facto de ainda se encontrar numa versão exeprimental.
A aplicação está a ser distribuída gratuitamente para todos os telemóveis que correm sistemas operativos Android.
Pode ver o Iris a funcionar no vídeo da xdaTV que se encontra inserido nesta página.