
Há uma mudança nas especificações do firmware do Windows 8 que pode impedir que sistemas operativos não autorizados, como o Linux, sejam instalados em computadores comprados com o novo sistema operativo da Microsoft instalado de raiz.
Este impedimento estará relacionado com um protocolo de segurança para o arranque (boot) denominado UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) em vez do habitual BIOS. A opção da Microsoft pode impedir que sistemas como Linux corram em PCs certificados inicialmente com o Windows 8.
A UEFI, já disponível em alguns PCs e placas-mãe, é um sistema que substitui o BIOS tradicional e que vai permitir ter tempos de arranque muito mais rápidos.
A Microsoft defende que esta tecnologia melhora a proteção da máquina contra rootkits e outros tipos de ataques, pois evita que ficheiros executáveis sejam carregados caso não possuam uma assinatura de segurança dedicada UEFI.
Isto porque, se o UEFI for adotado sem modificações, qualquer sistema que for carregado somente com as chaves da Microsoft ou do fabricante do PC não vai aceitar uma cópia do Linux. Segundo Garrett, uma versão do Linux com essa assinatura pode funcionar, mas também pode trazer problemas.
A Microsoft disse, na conferência Build, que vai exigir que os computadores com Windows 8 venham com esta nova inicialização de segurança ativada. Porém, alguns mercados já sinalizam que esta ação da empresa poderá violar os direitos dos utilizadores e a livre concorrência.
O que acha? A Microsoft vai impedir a instalação de outros sistemas? O que pode acontecer à empresa se decidir avançar sem modificações? Acha que o UEFI vai proteger os utilizadores?