O último relatório trimestral da McAfee afirma que o Android é a plataforma digital que representa o maior crescimento em termos de ameaças de segurança. Ainda segundo a empresa, o número de ameaças é representativo da popularidade da plataforma, que é cada vez mais utilizada.
O J2ME (Java Micro Edition), muito popular em telemóveis não smartphone, ficou na segunda posição em termos de crescimento no número de ameaças de segurança, apresentando apenas um terço das ameaças que o Android.
"Este aumento no número de ameaças numa plataforma tão popular deve levar-nos a avaliar os nossos comportamentos nos dispositivos móveis", afirmam os investigadores responsáveis pelo relatório.
Lê-se ainda no relatório que este crescimento só foi possível porque os atacantes se baseiam nos mesmos princípios utilizados e testados anteriormente nos PCs.
"As ameaças às plataformas móveis tiram partido de exploits, empregam funcionalidades botnet e até usam funções de rootkit para atingir invisibilidade e performance nos ataques", afirmam os representantes da McAfee.
A empresa prevê que a plataforma se possa tornar um alvo cada vez mais apetecível para os cibercriminosos, "eles podem utilizar qualquer coisa, aplicações de calendário, aplicações de comédia, mensagens SMS e atualizações falsas ao Angry Birds, por exemplo."