No evento que a Apple acabou de realizar nos EUA, foram muitos os destaques do iPhone OS 4.0, a nova versão do sistema operativo para o iPhone e iPod Touch.
O novo sistema operativo está disponível já para programadores, mas a versão final só chegará aos utilizadores no próximo Verão.
De acordo com a "empresa da Maçã", o novo sistema operativo inclui mais de 100 novas funcionalidades para o utilizador final, como a possibilidade de criar listas de música, zoom digital de 5x, a possibilidade de pressionar numa zona do ecrã para focar o vídeo, geolocalização para fotos, suporte a teclados Bluetooth ou a capacidade de mudar o papel de parede.
Além destas funcionalidades, a Apple destacou os sete pilares fundamentais do novo iPhone OS: multitasking, novo cliente de e-mail, pastas, iBooks, empresas, Game Center e iAd.
Steve Jobs admitiu que a Apple estava atrasada relativamente à concorrência no que toca à capacidade de correr várias aplicações em simultâneo, mas argumenta que o farão melhor que a concorrência, já que o implementaram de uma forma que evita que o telemóvel fique lento. Para tal, a empresa disponibiliza APIs para os utilizadores tirarem partido desta função, o que dá a entender que será necessário que os programadores reescrevam as suas aplicações para usarem a funcionalidade em pleno.
Todavia, Steve Jobs disse que nem todos os aparelhos serão capazes de fazer multitask. Entre os que têm esta capacidade, contam-se o iPhone 3GS e o iPod Touch de terceira geração. Os outros utilizadores ficarão de fora, por falta de capacidade do hardware.
A funcionalidade das pastas permite agrupar vários programas dentro de uma pasta, para facilitar a gestão das dezenas de ícones que podem existir num iPhone. Basta arrastar um ícone para cima de outro para ser criada automaticamente uma pasta.
O cliente de e-mail foi também reescrito. Agora, é possível ter várias contas de correio numa única caixa. Caso o utilizador se queira focar numa conta, é possível mudar rapidamente entre as várias existentes. Uma outra novidade diz respeito à capacidade de organizar os e-mails por threads, de forma semelhante ao que acontece no Gmail.
No que toca ao Game Center, a Apple diz que, no final do ano, será possível jogar em rede, convidar amigos facilmente, entre muitas outras funcionalidades que são um claro piscar de olhos àquilo que já existe em redes como a da Xbox 360.
Por fim, o iAd refere-se à possibilidade de ter anúncios dentro das aplicações, sem ser necessário sair delas. A Apple torna-se a fornecedora, e ficará com 40% dos lucros gerados.
Acha que ficou alguma coisa de fora deste anúncio? A Apple está a jogar ao jogo do apanha, ou consegue ficar à frente da concorrência?