Segundo a Microsoft, o Security Essentials é mais do que um antivírus já que protege o PC de outro tipo de código malicioso ( spyware, por exemplo). O comunicado da empresa garante que este programa será "capaz de garantir um elevado nível de protecção", sendo ainda "fácil de obter e fácil de utilizar".
A aplicação vai estar disponível para ser descarregada gratuitamente a partir de www.microsoft.com/security_essentials e não vai exigir qualquer registo do utilizador.
Amy Barzdukas, directo geral da área da segurança no mercado de consumo da Microsoft, referiu que este lançamento é uma resposta aos consumidores, que procuravam "um software de protecção em tempo real, mas não estavam dispostos a pagar por isso e, como tal, ficavam desprotegidos".
Nesta primeira fase, o Security Essentials vai estar estará disponível em oito línguas, onde não se encontra o português de Portugal. No entanto, segundo a Microsoft Portugal, a versão em língua portuguesa vai chegar no início de 2010.
Pensa instalar esta aplicação? Confia num antivírus da Microsoft? Acha que o Security Essentials vai roubar mercado aos antivírus comerciais?