Do Kwon enfrenta, na Coreia do Sul e nos EUA, várias acusações de fraude e conspiração em torno da Terraform Labs, a empresa que criou e que era responsável pela moeda digital TerraUSD e o token Luna. O colapso destas criptomoedas levou a que os investidores perdessem mais de 40 mil milhões de dólares. O executivo foi detido em Montenegro no ano passado. Agora, um comunicado do Ministério da Justiça de Montenegro revela que a decisão está tomada e Do Kwon vai mesmo ser extraditado para os EUA para ser julgado.
“Concluiu-se que a maior parte dos critérios observados na lei suportam o pedido de extradição apresentado pelas autoridades dos EUA”, cita o The Verge. Nesta fase, ainda não se conhece a data da possível extradição, nem se esta decisão é final, uma vez que em agosto foi decidida a extradição para a Coreia do Sul, algo que nunca se chegou a concretizar.
Nos EUA, Do Kwon vai enfrentar múltiplas acusações de fraude, de conspiração para enganar os utilizadores e manipulação de mercados. Em junho, a Terraform Labs e Kwon aceitaram pagar 4,5 mil milhões de dólares para resolver outro diferendo em tribunal, num caso movido pela entidade reguladora dos mercados mobiliários dos EUA.