A OpenAI vai fornecer o software e a Inteligência Artificial para equipar os sistemas de defesa de drones da Anduril, com o objetivo de detetar e abater drones inimigos. Esta é a primeira parceria da OpenAI neste segmento, uma empresa que costumava descrever a sua missão como sendo “salvar o mundo”. Até janeiro, os termos “guerra” e “militar” estavam mesmo banidos dos termos de utilização da OpenAI, mas a empresa parece ter aliviado essa política nos últimos meses.
O diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, descreve que “a nossa parceria com a Anduril vai ajudar a garantir que a tecnologia da OpenAI protege pessoal militar dos EUA e vai ajudar a comunidade de segurança nacional a perceber e usar responsavelmente esta tecnologia para manter os nossos cidadãos em segurança”.
A Anduril, noticia o The Verge, está avaliada em 14 mil milhões de dólares e tem um contrato de 200 milhões com as Forças Armadas dos EUA para sistemas de defesa contra drones. O cofundador, Palmer Luckey, é próximo de Donald Trump e de Elon Musk, pelo que a OpenAI pode estar também a aproximar-se de alguma vantagem política com esta parceria.