A Google está a reforçar a segurança do ecossistema Android e vai disponibilizar uma nova funcionalidade ao Play Protect que é capaz de analisar o comportamento das aplicações e denunciar caso seja detetada, em tempo real, qualquer ameaça.
A novidade foi anunciada na Google I/O há alguns meses e sabe-se agora que já está disponível nos modelos Pixel 6 e mais recentes. Além disso, a Google já a disponibilizou para outros fabricantes, pelo que é expectável que chegue nos próximos meses aos smartphones da Xiaomi, OnePlus, Nothing, Oppo e outras marcas, noticia o The Verge.
A vantagem desta abordagem é que passa pela análise do comportamento da aplicação em tempo real e não apenas numa análise prévia ao código antes de ser descarregado. A funcionalidade vai estar em constante monitorização por comportamentos suspeitos, direcionando-se assim para aquelas apps que têm código malicioso ‘adormecido’ e que só entra em execução depois de instalado. A ferramenta tira partido da infraestrutura de privacidade do Android chamada Private Compute Core que foi desenhada para manter os dados do utilizador seguros.
Além desta adição à segurança, a Google vai introduzir um mecanismo para detetar chamadas de spam ou de burlões. Um sistema de Inteligência Artificial vai analisar os padrões da conversa e alertar o utilizador caso detete algo suspeito, recomendando que desligue a chamada. Para já, esta última está apenas disponível para os membros do programa beta Phone by Google com Pixel 6 ou superior.