Uma equipa de investigadores publicou um estudo onde revela que conseguiu criar uma demonstração do jogo Doom que pode ser jogada durante 20 segundos. A grande novidade é que para criar este jogo foi usado um modelo de Inteligência Artificial (IA) chamado GameNGen e que conseguiu desenvolver o título sem usar qualquer código ou gráficos. Os investigadores teorizam que, no futuro, vai ser possível aos algoritmos criarem videojogos, da mesma forma que atualmente geram textos e imagens.
Nesta versão de Doom gerada por IA é possível encontrar várias funcionalidades do título original, como a pontuação, volumes de munições e mapas, podendo atacar inimigos, abrir portas e interagir com o ambiente, avança a New Scientist. Ao fim de 20 segundos, esgota-se a memória disponível e a simulação começa a desvanecer.
Veja o vídeo partilhado pelos investigadores
O GameNGen assenta numa rede neuronal que aprendeu a recriar o jogo por observação, sem ter visto qualquer parte do seu código fonte. Assim, o modelo aprendeu a interagir com o jogo como se fosse um humano e joga, em modo adversarial, contra outro modelo baseado no gerador de imagem Stable Diffusion, aprendendo quais as alterações produzidas a partir de centenas de milhões de inputs. O segundo modelo foi o que se transformou depois numa cópia do jogo, com as regras e jogabilidade esperada. Em testes, foi difícil aos jogadores humanos perceber se estavam perante a cópia criada por IA ou perante a versão original de Doom.
A equipa da Google Research sugere que vai ser possível recorrer a modelos destes para criar jogos a partir de descrições de texto ou imagens conceptuais, sem ter de se saber programar e tornando o custo de produção muito mais baixo.