De acordo com dados avançados pela International Data Corporation (IDC), o mercado global de smartphones voltou a crescer no segundo trimestre do ano. O número de equipamentos enviados para as lojas teve uma subida de 6,5 em comparação com o período homólogo em 2023, com um total de 285,4 milhões de unidades.
“Apesar da recuperação estar bem encaminhada com as cinco principais empresas a registarem ganhos anuais, estamos a observar uma crescente competição entre os líderes e uma polarização das faixas de preço”, afirma Nabila Popal, analista da IDC, em comunicado.
Segundo a analista, “à medida que a Apple e a Samsung continuam a dominar o mercado, várias empresas chinesas estão a aumentar a produção no segmento de baixo custo, numa tentativa de aumentarem o volume de negócios”. “Como resultado, a participação dos dispositivos de gama média está a ser desafiada” afirma.
Os dados mostram que a Samsung alcançou a posição de liderança no segundo trimestre do ano, com uma quota de 18,9% nas exportações, graças a um foco estratégico nos seus modelos topo de gama e a uma forte aposta na Inteligência Artificial.
A Apple terminou o trimestre em segundo lugar com uma quota de 15,8%, registando uma melhoria de desempenho na China. Tanto a Samsung como a Apple registaram um crescimento modesto em comparação com ano anterior. A Xiaomi ficou em terceiro lugar, com uma quota de mercado de 14,8%, enquanto a Vivo e a Oppo registaram resultados idênticos, com quotas de 9,1% e 9,0%, respetivamente.
A Xiaomi e a Vivo registaram um crescimento de dois dígitos, com fortes desempenhos em mercados emergentes e na China, enquanto o crescimento de 1,8% da Oppo deve-se à expansão contínua fora do mercado chinês. Com o aumento da ‘corrida’ entre fabricantes, a IDC espera um segundo semestre com resultados positivos.
“As grandes marcas adotaram uma abordagem menos agressiva no segundo trimestre deste ano, devido ao aumento do custo dos materiais, o que levou as empresas a refinarem as especificações dos produtos e preços para garantir a rentabilidade”, explica o analista Will Wong. “No entanto, o segundo trimestre é uma espécie de período transitório antes do lançamento de mais smartphones com IA de nova geração no segundo semestre do ano, o que potencialmente será o próximo motor de crescimento após o 5G e os dobráveis”.