A Nvidia anunciou a intenção de usar o Generalist Robotic 00 Technology, ou GR00T, “um modelo fundacional de uso geral” no desenvolvimento de robôs humanoides. O objetivo é acelerar a criação destes robôs e dos sistemas de Inteligência Artificial que os alimentam. Estes robôs devem ser capazes de entender linguagem natural, como já acontece, por exemplo, no humanoide mostrado recentemente pela Figure e que usa o GPT.
Outra vantagem que a Nvidia quer que estes humanoides tragam é a aprendizagem de novas capacidades ao verem humanos a realizá-las, seja via vídeo, seja via Realidade Virtual, com os robôs a poderem ser capazes de “navegar, adaptar-se e interagir” no mundo real. Na aprendizagem, a Nvidia usa também a plataforma de simulação Isaac Sim para assegurar a aprendizagem por reforço e à escala. Esta plataforma, conta o New Atlas, recebeu novas ferramentas para suportar o desenvolvimento industrial de robôs.
Além da plataforma, a Nvidia anunciou hardware novo para este setor: o Jetson Thor system-on-chip que inclui uma “CPU de elevado desempenho” e uma unidade de processamento gráfico que tem um motor transformador capaz de executar modelos como o GR00T. No final da sessão do CEO na conferência GTC, Jensen Huang recebeu em palco nove humanoides que estáo a ser desenvolvidos atualmente. A apresentação teve como objetivo mostrar que a Nvidia está a trabalhar com os líderes de fabrico de humanoides, como a Boston Dynamics, a Figure AI, a Agility Robotics, a Unitree Robotics, a Apptronik, a 1X Technologies, a Sanctuary AI, a Fourier Intelligence e a XPeng Robotics.