A Instagram lançou em 2020 uma funcionalidade de vídeos curtos chamada Reels e que replica o modo de funcionamento da TikTok. Esta novidade ajudou a Instagram a manter-se popular, apesar de não ter sido a app mais descarregada entre 2018 e 2022. O ano que passou, no entanto, registou a subida da Instagram para o primeiro lugar, com 76 milhões de downloads, contra os 73 milhões da TikTok.
Os dados da Sensor Tower revelam que, além dos Reels, a Instagram beneficiou de outras características, como a possibilidade de partilha de fotos e as Stories em vídeo que desaparecem, uma cópia do Snapchat. A reação rápida à ameaça da TikTok e o alcance demográfico mais amplo são outros dois pontos que ajudam a rede social do grupo Meta contra o domínio da app chinesa dos últimos anos. Farhad Divecha, diretor da Accuracast, explica ao The Guardian que “uma coisa que joga a favor da Instagram é o apelo a uma audiência demográfica mais ampla e que não é vista como sendo ‘apenas para as crianças’, como a TikTok é conotada”.
A Instagram conta com 1,5 mil milhões de utilizadores mensais ativos, enquanto a TikTok contabiliza 1,1 mil milhões. Os utilizadores da TikTok, no entanto, passam uma média de 95 minutos por dia na app, contra os 62 minutos da Instagram.
A proveniência chinesa da TikTok tem gerado alguma oposição nos EUA e no mundo ocidental, que se mostram preocupados com as ligações que o grupo ByteDance possa ter com o governo chinês e eventuais partilhas de dados dos utilizadores, algo que tem vindo sempre a ser negado pela rede social chinesa.