Um grupo de especialistas e cientistas militares reuniu-se na semana passada numa conferência onde se debateram as possibilidades de se criar um super soldado. Os peritos tiveram conversas sobre programas de criação, filmes da Marvel, a saga The Matrix e tecnologias que estão a ser desenvolvidas para dar origem a um super soldado, completo com implantes cibernéticos que melhoram as suas capacidades.
A I/ITSEC, de Interservice/Industry Training, Simulation and Education Conference, é uma conferência anual onde os líderes militares preparam demonstrações de novos produtos e se trocam experiências importantes para o ramo. No painel Black Swan – Dawn of the Super Soldier, cinco especialistas posaram junto de um personagem semelhante a Master Chief, um soldado geneticamente modificado e que figura na saga de jogos Halo. Os peritos debateram o que já é possível, o que vai ser possível fazer e as várias implicações éticas de se criar super soldados, com capacidades cibernéticas, a quem são administrados analgésicos e outros medicamentos para os tornar imunes a qualquer sentimento ou dor.
Sangue sintético, substituir óculos de visão noturna por gotas, administrar estimulantes no corpo do soldado e conferir-lhe a capacidade para fazer crescer membros e rapidamente sarar feridas, como nos répteis, são algumas das características que devemos vir a encontrar nestes militares do futuro, explica o Vice.
“Os soldados melhorados vão ser homens biónicos, capazes de correr rápido, que não precisam de dormir, comem e bebem muito pouco e podem estar sempre em combate. Uma nova espécie nasce: o homo robocopus”, afirmou um dos painelistas.
Confira mais abaixo a discussão completa, onde também se abordaram as questões éticas desta proposta.