A experiência de falar com Logan Ryan Golema, ou simplesmente Logan, como gosta de se apresentar, é muito parecida com a visualização de um filme de ficção científica, produzido em Hollywood. Cresceu na Florida, filho de pais militares, começou a programar muito cedo, ganhou dinheiro como gamer e entrou no duvidoso e excitante mundo da mineração de criptomoedas logo no início da febre. Logan conta-nos tudo isso numa esplanada de Lisboa, cidade para onde se mudou com a companheira, depois de durante uma viagem pelo mundo terem elegido a cidade como poiso – onde é que já ouvimos esta história? E fala de robôs a pagar renda, eletricidade, Internet (e, já agora, segurança social, acrescentamos nós), de extração de minerais em asteroides, ferramentas de gestão de viagens espaciais à laia de edreams.

Com o pai, astrofotógrafo amador, aprendeu a olhar e a admirar o céu. Cabo Canaveral à porta de casa também ajudou a cimentar a paixão pelo espaço e assim, em 2019 nasceu a Lunargistics, registada em Portugal, sendo uma plataforma de rastreamento de materiais no espaço. “Somos um algoritmo que faz o match entre os foguetões disponíveis e a carga que está à espera de ser lançada”, explica. Tudo isto com a tecnologia blockchain a garantir a veracidade de todas as operações. “No futuro, os materiais, os direitos da água, serão muito importantes. Se pudermos tirar um milhão em ouro ou água, a uma distância tão grande, será preciso recorrer à blockchain como antifraude”, continua. “É o mercado do futuro, onde há uma grande oportunidade de investimento.” Companhias privadas, governos, consultoras, são estes os clientes potenciais da Lunargistics, que funciona tendo como base um sistema de IA que “sabe delegar” em outros sistemas de IA. “O humano só tem de fazer a pergunta.”
Recentemente nomeado CEO da Sophiaverse, a empresa que lançou o robô humanoide Sophia, que pisou o palco da Web Summit, pela primeira vez, em 2018, e voltará a estar presente na edição deste ano, Logan fala de uma influencer global. “É cidadã na Arábia Saudita, esteve na Semana da Moda de Milão, estamos a criar a sua própria agência”, conta o CEO. “Os humanos tendem a concordar com algo que se pareça com eles, a personificação permite que as pessoas possam abraçá-la. Esta foi a visão dos nossos fundadores. Podia ser um cão, um leão. Mas por ser algo com a forma de uma pessoa, especialmente uma mulher, leva a que as pessoas a aceitem mais facilmente.”
É esta visão do futuro – que para Logan já é presente- que irá partilhar esta quarta-feira, 1, na edição do TEDX Lisboa, tendo como companhia no palco da Culturgest a cantora Maro, a atleta Jessica Silva e a economista Sandra Maximiano.