O regulador norueguês já tinha avisado a 17 de julho que a Meta Platforms ia começar a ser multada em um milhão de coroas (cerca de 100 mil euros) por dia por violações relacionadas com a privacidade dos utilizadores. A Datatilsynet, entidade que garante a proteção de dados, considera que a Meta não pode recolher dados como a localização física dos utilizadores e usar esses dados para depois mostrar publicidade direcionada.
A empresa tinha até 4 de agosto para provar que estas preocupações tinham sido endereçadas, mas falhou na apresentação dessas evidências, pelo que a multa vai mesmo avançar: “a partir da próxima segunda-feira, uma multa diária de um milhão de coroas vai começar a ser aplicada”, afirmou Tobias Judin, responsável pela secção internacional da Datatilsynet, citado pelo The Guardian.
A nível local, a multa será aplicada até dia 3 de novembro, mas pode tornar-se definitiva, caso o organismo recorra depois ao European Data Protection Board. Se isso vier a acontecer, a instituição internacional pode também vir a deliberar que a violação da Meta está a acontecer num território maior que a Noruega e reaplicar a multa.
A Meta defendeu-se no passado dizendo que iria começar a pedir o consentimento dos utilizadores antes de lhes mostrar publicidade direcionada, mas Judin considera que tal não é suficiente e exige mesmo que a Meta cesse a recolha de dados pessoais imediatamente até o mecanismo de obtenção de consentimento estar implementado. “De acordo com a Meta, isto vai demorar muitos meses, no mínimo… E não sabemos como é que o mecanismo de consentimento vai funcionar. Até lá, os direitos das pessoas estão a ser violados, todos os dias”, refere Tobin.