A Hypersonix Launch Systems está a desenvolver um veículo autónomo que deve ser capaz de efetuar voos hipersónicos. A iniciativa conta com fundos do Pentágono, do Departamento de Defesa dos EUA, e foi encomendada pela Defense Innovation Unit (DIU). O veículo DART AE deve realizar os primeiros voos de teste no verão do próximo ano.
O DART AE é um avião com motor a jato que mede três metros de comprimento e pesa cerca de 300 quilos. De acordo com a página online da empresa australiana, este avião consegue atingir velocidades Mach 7, ou seja, mais de 8640 quilómetros por hora (Mach 1 é a velocidade do som, equivalente a 1235 km/h e acima de Mach 5 já se consideram velocidades hipersónicas), explica o Space.com.
A DIU é uma área do Departamento de Defesa dos EUA que se descreve como focada na aceleração da adoção de tecnologia comercial e de duplo uso para resolver desafios operacionais em velocidade e em escala.
Neste momento, as entidades estatais estão a refinar os detalhes das missões do DART AE, incluindo as condições de voo, o fornecedor do sistema de lançamento e a localização dos testes experimentais.