Em 2012, no 200º aniversário da Guerra de 1812, as autoridades do estado do Maryland decidiram redesenhar as placas de matrícula de veículos para passarem a ter a mensagem comemorativa ‘Maryland War of 2012’ e, por baixo, o endereço web www.starspangled200.org. Este modelo de matrícula foi o que foi emitido por defeito entre 2012 e 2016, abrangendo quase 800 mil viaturas.
Agora, algures no ano passado, a página deixou de contar a história daquela batalha e de como surgiu a inspiração para a criação do hino nacional dos EUA e passou a redirecionar os utilizadores para a página globeinternational.info onde aparece uma mulher de biquíni e a publicidade de “o melhor site de apostas das Filipinas, deposite 100 e receba 250”.
Um porta-voz da Administração de Veículos Motorizados do Maryland confirma que “há atualmente 7980 mil matrículas da Guerra de 1812 ativas”. O registo do domínio em questão tem vindo a mudar algumas vezes nos últimos anos e não se percebe em que altura é que o conteúdo mudou radicalmente. Segundo o Internet Archive consultado pelo Vice, a versão da página de dezembro de 2022 ainda fala da guerra em questão.
“O site impresso nas matrículas não é detido pela Administração de Veículos Motorizados.O desenho e conteúdo das matrículas surgiu da Comissão do Bicenténio da Guerra de 1812 criada em 2007. Star-Spangled 200, Inc é a entidade sem fins lucrativos afiliada com a Comissão e liderou os esforços para angariação de fundos para o projeto. A Administração não apoia a visão ou os conteúdos do site atual para o qual remete o URL agora e está a trabalhar com o departamento de TI da agência para identificar opções para resolver o tema”, confirmou a Administração em comunicado.