Jensen Huang, CEO da Nvidia, fez um discurso virtual no evento anual para programadores da empresa e foi claro no enfoque: “O momento iPhone da IA começou”. O executivo referia-se à forma como o dispositivo da Apple criou todo um novo standard, estabelecendo um paralelismo com o que está a acontecer com a Inteligência Artificial, que veio para a berlinda do mainstream à boleia do fenómeno ChatGPT.
A Nvidia está a apostar forte nas tecnologias ligadas a Inteligência Artificial, nomeadamente nas áreas de chips e software. Assim, Jensen Huang aproveitou o evento para anunciar a disponibilização de novos serviços de computação cloud, fruto de uma parceria com a Oracle.
As duas empresas vão dar acesso a um supercomputador capaz de funcionar com mais de 32 mil chips da Nvidia ao mesmo tempo. Na prática, o novo serviço DGX Cloud permite aos clientes aceder via cloud através de um browser ao poder de oito unidades de processamento gráfico H100 ligadas em rede para formar uma gigantesca GPU. A empresa biotech Amgen e a de software ServiceNow já estão a usufruir da oferta, refere a Reuters.
Ecossistema em crescimento
Mas as parcerias da Nvidia vão muito além da Oracle. Microsoft, Alphabet (a empresa-mãe da Google) e Meta (a empresa-mãe da Facebook) são igualmente clientes. O que é fácil de perceber no contexto da IA, já que os desenvolvimentos de tecnologias relacionadas com esta área implicam o recurso a chips com grande capacidade de processamento para treinar modelos ou conseguir que os chatbots sejam capazes de responder a questões em texto como se fossem humanos e para gerar imagens a partir texto.
Por exemplo, a Microsoft construiu um sistema para OpenAI que recorre a mais de 10.000 chips da Nvidia para ajudar a desenvolver o ChatGPT.
O CEO da Nvidia revelou ainda que a empresa desenvolveu uma nova tecnologia para acelerar o design e produção de semicondutores de 2 nanómetros. ASML, Synopsys e TSMC serão responsáveis por trazer essa tecnologia para o mercado, sendo que o último fabricante deverá começar a produção já em junho.