A Google anunciou que está a trabalhar num protótipo de sistema que pretende decifrar a letra dos médicos. O projeto foi anunciado durante a Google Índia, o maior evento da tecnológica para o mercado do sudeste asiático, e ainda está numa fase bastante inicial, sem perspetivas ainda de chegar ao mercado.
A Google explica que está a trabalhar com a indústria farmacêutica, pedindo que sejam carregadas imagens de receitas para o sistema, para que a app consiga destacar os medicamentos ou princípios ativos ali mencionados. O executivo da Google em palco fez mesmo uma demonstração e afirmou que “vai ser uma tecnologia de assistência para digitalizar a caligrafia em documentos médicos e ajudar na interação com os farmacêuticos, no entanto, nenhuma decisão será tomada baseada apenas no resultado fornecido pela tecnologia”, cita o Techcrunch.
Noutra vertente, a empresa revelou estar ainda a trabalhar num único modelo capaz de cobrir os mais de cem idiomas falados na Índia, quer para discurso, quer para texto, com o intuito de facilitar o acesso à Internet a milhões de habitantes daquele país.
Ainda não há qualquer data anunciada de lançamento para qualquer uma destas soluções.