“Basicamente, Basic with Ads tem tudo o que as pessoas adoram na Netflix, a um preço mais baixo, com alguns anúncios pelo meio”, afirma Greg Peters, COO da empresa, em comunicado. Na mesma comunicação, a empresa confirma que esta modalidade vai custar 6,99 dólares, incluir quatro a cinco minutos de anúncios por hora de reprodução de conteúdos. A qualidade dos vídeos vai estar limitada a 720p, não há possibilidade de descarregar para ver offline e o catálogo de filmes e séries é 10% mais pequeno do que nas modalidades habituais.
Os diferentes anúncios vão ter durações entre os 15 e os 30 segundos e vão ser apresentados, em média, durante quatro a cinco minutos. Devido a conflitos com os acordos de licenciamento, nem todos os filmes e séries do catálogo ‘normal’ da Netflix vão estar disponíveis, sem que a empresa tenha detalhado o que não vai poder ser visto nesta modalidade. O Polygon revela que o COO estima que os conteúdos inacessíveis vão variar entre os 5 e os 10%, de acordo com a região onde o utilizador estiver.
Numa primeira fase, além dos EUA, a Basic with Ads vai estar disponível na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Espanha e Reino Unido.
Apesar de ter resistido durante algum tempo a este conceito, já aplicado por rivais como Hulu, HBO Max e Disney+, a Netflix acaba por ter de entrar num modelo de visualização de conteúdos com anúncios, numa tentativa de aumentar as receitas.