A Xiaomi apresentou nesta quinta-feira a nova versão do seu smartphone dobrável topo de gama, mas um dos destaques do evento foi mesmo o CyberOne, um robô humanoide, bípede, e que foi entregar uma flor no palco ao CEO da empresa, Lei Jun.
O Cyber One é o passo mais recente de diversificação de oferta da Xiaomi, cujos esforços na robótica começaram com os aspiradores e já resultaram também num cão, o CyberDog, semelhante ao Spot da Boston Dynamics. O executivo da empresa explica que “a Inteligência Artificial e capacidades mecânicas do CyberOne foram desenvolvidas internamente pela Xiaomi Robotics Lab. Investimos significativamente em Investigação e Desenvolvimento em diversas áreas, incluindo software, hardware e inovação de algoritmos”, cita o Techcrunch.
A empresa explicou que o robô tem um módulo de visão que, combinado com o algoritmo de interação de IA, é capaz de perceber o espaço 3D, reconhecer indivíduos, expressões faciais e gestos. Para comunicar melhor, o CyberOne tem também um motor de reconhecimento de semântica e um motor de identificação de emoções na voz, conseguindo detetar 85 tipos de som ambiente e 45 emoções humanas.
Para já, o CyberOne não passa de uma demonstração de capacidades, não se conhecendo os planos da empresa para a comercialização do humanoide.