A Agência Espacial Europeia anunciou que vai colocar a bordo do voo de testes da missão Artemis I uma réplica da Ovelha Choné. Tecnicamente, será o primeiro astronauta da ESA a integrar a missão. “Estamos muito satisfeitos por ela ter sido escolhida para a missão e percebemos que, embora seja um pequeno passo para um humano, é um salto gigante para as ovelhas”, brincou o diretor da ESA David Parker.
A NASA revela que já testou com sucesso o foguetão SLS de próxima geração, pelo que o voo não tripulado de teste pode acontecer já a 23 de agosto. O plano inclui enviar então um boneco humano e a popular figura de desenhos animados numa viagem na nave Orion em direção ao espaço, com uma duração prolongada de 39 a 42 dias. “A nave vai fazer um voo rasante sobre a Lua, usar a gravidade lunar para ganhar velocidade e impulsionar-se a até 70 mil quilómetros para lá Lua – mais do que qualquer humano, ou ovelha, jamais viajaram”, explica a agência europeia, citada pelo Engadget.
Desde Gagarin que tem sido prática habitual os astronautas levarem bonecos de peluche como companhia durante as missões espaciais, principalmente para servir de indicador de gravidade zero.
Falta apenas a confirmação de quando é que este voo vai arrancar em direção à Lua.