A TikTok pode estar a preparar a entrada no segmento do streaming de música e rivalizar assim com a Apple e a Spotify, por exemplo, mais diretamente. A ByteDance, dona da rede social, registou a patente para o serviço TikTok Music nos EUA, descrevendo no texto um serviço que permite aos utilizadores comprar, tocar, partilhar e descarregar músicas. O novo serviço permite ainda criar, partilhar e recomendar listas de reprodução, comentar em músicas e também desfrutar de áudios e vídeos reproduzidos em direto.
O registo nos EUA foi feito agora em maio, mas já em novembro havia sido feito um movimento semelhante na Austrália, noticia o The Verge. No passado, a empresa experimentou lançar o Resso, uma app de streaming de música, nos mercados da Índia, Brasil e Indonésia que tinha algumas das funcionalidades agora descritas para a TikTok Music. No Brasil, por exemplo, a app do TikTok tem um botão que redireciona os utilizadores para a Resso para poderem ouvir a versão completa de uma música que tenham descoberto nos vídeos da plataforma original.
Segundo o The Information, a Resso contava com 40 milhões de utilizadores nestes mercados em novembro de 2021, número que já deve ter aumentado por agora.
Ainda não se conhecem os moldes exatos em que a TikTok vai lançar o Music, mas tal parece ser uma realidade para o futuro próximo e com impacto no segmento, forçando os players atuais a ajustar-se.