A única competição automobilística portuguesa exclusivamente destinada a veículos BEV (de battery electric vehicle) volta às estradas nacionais, com a terceira etapa a desenrolar-se neste fim de semana no concelho de Proença-a-Nova. A organização acaba de confirmar em comunicado de imprensa que a prova vai contar com a presença de Eneko Conde, o campeão do mundo de e-Rally Cup, entre as 25 equipas participantes.
O piloto afirma que se sente “grato por poder participar numa prova de características tão especiais como é esta em Proença-a-Nova”, salientando que “vamos tentar ganhar, como sempre tentamos nas provas onde entramos, apesar de saber que teremos forte concorrência e, além disso, as regras das provas de regularidade em Portugal são ligeiramente diferentes das praticadas noutros países, e apesar de já ter oito anos a disputar provas de regularidade em carros históricos e sete em carros elétricos, estas regras diferentes representam um desafio acrescido neste ano em que iremos participar em todas as Provas do Campeonato do Mundo e num ou outra prova dos campeonatos nacionais”.
A competição une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP, conta com a Prio como patrocinador principal e com a UVE como parceira.
As verificações técnicas desta etapa decorrem na manhã de sábado dia 30, com corte de fita e partida marcada as 14h15 do mesmo dia. A cerimónia do pódio terá lugar no domingo, dia 31, no Centro Ciência Viva. Ao longo dos dois dias, há 17 classificativas, distribuídas por três secções e os concorrentes percorrerão cerca de 176 quilómetros.