A sonda CAPSTONE é um marco na missão Artemis I, que prevê o regresso do Homem à Lua. Lançada na semana passada a partir da Nova Zelândia, a sonda (que é um pequeno cubesat de 25 quilos) esteve alguns dias em baixa órbita na Terra e começou agora a dirigir-se à Lua, caminho que vai percorrer lentamente durante os próximos quatro meses.
Na chegada à Lua, a CAPSTONE vai entrar numa órbita quase retilínea, a mesma que está planeada para a Lunar Gateway, que irá servir de suporte a uma presença prolongada e sustentável de humanos na Lua, lembra o Gizmodo.
O lançamento da CAPSTONE aconteceu a 28 de junho, à boleia de um foguetão da Rocket Lab Electron e requereu sete manobras durante seis dias. A sonda chegou a 1,3 milhões de quilómetros da Terra, mais de três vezes a distância do nosso planeta à Lua. O nível superior Photon libertou a sonda quando o par atingiu os 39500 km/h.
No seu destino, a sonda vai viajar a 3400 quilómetros do polo norte da Lua no seu ponto mais próximo e a 76000 quilómetros do polo sul no ponto mais distante. A CAPSTONE vai também ser usada para testar um sistema de navegação que será útil para esta missão.