A uma semana da WWDC 2022 – o evento anual da Apple para programadores – surgem novas referências a um realityOS, que poderá ser o nome do sistema operativo desenvolvido pela Apple para um dispositivo de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). O evento que arranca a 6 de junho pode vir a ser o palco para um anúncio neste sentido.
O ressurgimento do termo foi feito por Parker Ortolani, da Vox Media, que revelou no Twitter ter encontrado o registo da patente do realityOS, feito em nome da empresa Realityo Systems LLC. Este gestor e outros apressaram-se a indicar que esta poderá ser uma empresa de fachada criada pela Apple para ocultar os seus desenvolvimentos. A morada fiscal desta empresa é a mesma da Yosemite Research LLC, uma empresa já usada pela Apple para registar os avanços de algumas versões do sistema operativo macOS, nomeadamente do macOS Monterey. Em alguns países, a Realityo Systems fez o pedido de registo de um logotipo escrito com o tipo de fonte San Francisco usado pela Apple, noticia o Engadget.
Já no início do ano, alguns programadores tinham encontrado referências ao nome realityOS noutros documentos ligados à Apple.
Pelas coincidências apontadas e também pela proximidade da WWDC 2022, acredita-se que a Apple estará cada vez mais próxima de anunciar detalhes sobre este novo equipamento e sobre as suas ambições no campo da realidade virtual e aumentada.
Do outro lado da ‘barricada’ surge Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, que não acredita que a Apple faça um grande anúncio deste género na próxima semana e que defende mesmo que a empresa de Cupertino está a considerar adiar o lançamento para 2023.