A nova cápsula Freedom da SpaceX levou uma tripulação de quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão tem um significado especial por estar a bordo Jessica Watkins, que se torna assim a primeira mulher astronauta negra a entrar na ISS. Com três astronautas da NASA e uma da Agência Espacial Europeia, é também a primeira missão a ser composta pelo mesmo número de homens e de mulheres.
A tripulação vai passar seis meses no espaço, mas Watkins já está a apontar para outros voos, com a entrada no programa Artemis da NASA que visa colocar astronautas novamente na Lua.
“Julgo ser importante reconhecer esta marca para a nossa agência e para o nosso país, saber que estamos a construir sobre as fundações lançadas por outras mulheres negras astronautas antes de mim. Estou, sem dúvida, honrada por fazer parte deste legado, mas em última instância vou ser um membro igual da tripulação”, afirmou Watkins antes de iniciar a missão. Jessica é a quinta astronauta negra, depois de Mae Jemison, Stephanie Wilson, Joan Higginbotham e Sian Proctor. Em ‘lista de espera’ estão ainda Yvonne Cagle e Jeanette Epps, com esta última a estar integrada numa futura missão da Boeing Starliner.
Jessica Watkins faz parte da lista restrita de astronautas no programa Artemis, com que a NASA pretende voltar à Lua pela primeira vez, desde a chegada da Apollo em 1972. O primeiro passo envolve um voo de teste não tripulado previsto para este ano ainda.