A Binance anunciou a disponibilização do Refugee Crypto Card, desenvolvido em parceria com a Contis e destinado a ajudar todos os utilizadores ucranianos que se tenham visto obrigados a abandonar o país na sequência do conflito armado na região. Os utilizadores deste cartão vão poder fazer ou receber pagamentos de criptomoeda e realizar compras nos retalhistas da Zona Económica Europeia (EEA) que aceitem pagamentos com cartão.
A empresa revela que os refugiados que sejam confirmados como tal por organizações locais sem fins lucrativos vão receber 75 BUSD (equivalente a 75 dólares) por mês durante três meses, de acordo com os níveis de doação recomendados pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados. Este valor em BUSD é automaticamente convertido para a moeda local durante o pagamento.
Helen Hai, diretora da Binance Charity, explica que “num momento tão difícil para a Ucrânia, é claro que as criptomoedas são úteis, pois oferecem uma forma rápida, barata e segura de transferir fundos para ajudar as pessoas nas suas necessidades financeiras urgentes”, cita o comunicado de imprensa.
A obtenção do cartão é gratuita e para o conseguir os refugiados devem usar uma conta já existente, registada na Ucrânia, ou registar uma nova conta Binance usando o seu endereço na Ucrânia, mesmo que atualmente estejam noutro país da EEA. Todos devem depois completar uma verificação total KYC (de Know Your Customer).
Kirill Khomaynov, diretor geral da Binance na Ucrânia, lembra que quatro milhões já tiveram de fugir do país e que “o cartão Binance Refugee permitirá aos ucranianos obter ajuda da Binance e de outras organizações de caridade e, se necessário, receber critpomoeda de quaisquer outras carteiras”.
A empresa está, através da Binance Charity, a trabalhar com várias organizações sem fins lucrativos, entre elas a Rotary e a Paliantytsia, para fornecer assistência em critpomoedas através deste cartão que permite aos familiares e amigos transferir criptomoedas para os novos cartões e carteiras da Binance para ajudar os seus entes queridos.
Leia mais sobre esta e outras iniciativas semelhantes no site da Binance Charity.