O Laser Beam é a arma escolhida pelos israelitas para complementar o sistema de defesa aérea Iron Dome. Esta arma é um raio laser com capacidade de intercetar ameaças aéreas que lhe sejam dirigidas e usa um sofisticado sistema de monitorização, tendo passado com sucesso numa bateria de testes realizada nos últimos tempos.
O Iron Dome (sistema de defesa antiaérea) tem mostrado eficácia, mas tem também algumas fragilidades como o elevado custo do disparo de cada munição (cerca de cem mil dólares) ou as dificuldades em lidar com ameaças que lhe sejam dirigidas a curtas distâncias (menos de quatro quilómetros). É aí que entra o Laser Beam, um laser de fibra ótica que consegue fixar-se rapidamente nos alvos e destruí-los em cinco segundos a um alcance de até sete quilómetros. O preço de cada disparo, sem contar com o hardware requerido, custa menos de um euro. A capacidade também é praticamente infinita, desde que haja fornecimento de eletricidade, explica o New Atlas.
“A conclusão destes testes inovadores usando um raio laser de elevada potência é só o princípio da nossa visão. Esta é a primeira vez que tivemos sucesso em intercetar morteiros, rockets e drones a partir de alcances e intervalos de tempo tão desafiantes. O laser vai mudar o jogo devido à facilidade de poder ser operado e às significativas vantagens económicas” descreve Yaniv Rotem, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa de Israel.
O plano de Israel passa por colocar várias estações emissoras deste laser ao longo das fronteiras na próxima década.