A tendência verificada nos últimos cinco anos manteve-se e 2021 foi o ano em que se atingem os valores mais baixos de sempre no que toca a número total de incidentes de segurança notificados à Anacom pelas empresas de redes e de serviços de comunicações eletrónicas e também à duração média anual por incidente.
O comunicado da Anacom explicita que foram reportados 38 incidentes no ano passado, menos 41% do que no ano anterior e o valor mais baixo desde 2015. No que toca ao tempo médio, o regulador reporta 12 horas, um número significativamente mais baixo do que as 51 horas de 2017.
A Anacom conclui que o reforço e adaptação das redes para cenários de tráfego intenso por parte das empresas, em particular nos períodos de teletrabalho obrigatório não causaram diretamente qualquer incidente de segurança.
Numa análise temporal e geográfica, os primeiros e segundos trimestres do ano concentram 66% dos incidentes do ano e as regiões norte e centro foram as que tiveram mais incidentes.
Cerca de metade das ocorrências (47%) deveram-se a falhas no fornecimento de bens ou serviços por terceiros e um quarto (26%) a dever-se a acidente ou fenómeno natural, com outro quarto (24%) a ter origem em falha de hardware ou software ou de manutenção. Somente 3% dos incidentes reportados ficaram a dever-se a ataques maliciosos.
Numa distribuição por tipo de serviço, a telefonia fixa foi a mais afetada, com 61% das notificações recebidas.