Elon Musk escreveu no Twitter nos últimos dias algumas recomendações que podem parecer um contrassenso para quem está a apostar em veículos elétricos e energias limpas. “Odeio dizê-lo, mas temos de aumentar a produção de petróleo e gás imediatamente. Tempos extraordinários requerem medidas extraordinárias”, justificou o CEO da Tesla. Musk refere-se à escalada dos preços dos combustíveis em todo o mundo com o acentuar das sanções aplicadas à Rússia.
Reconhecendo que este aumento até poderia prejudicar as vendas dos Tesla, Musk admite que a produção de energias sustentáveis não consegue, neste momento, compensar as perdas das exportações provenientes da Rússia. O país liderado por Putin é responsável por 10% do fornecimento mundial de gás e petróleo e 40% do fornecimento da União Europeia.
No domingo, Musk voltou a escrever sobre o tema, também no Twitter, afirmando que “é extremamente óbvio agora que a Europa deve reiniciar as estações nucleares ‘adormecidas’ e aumentar a produção de energia nas que já existem. Isto é crítico para a segurança nacional e internacional”, cita a Cnet.
No fim de semana, a Rússia atacou a instalação nuclear de Zaporizhzhia e o governo ucraniano denunciou aproximações a outra instalação nuclear.