A Google parece ter focado as atenções no desenvolvimento do Android para tablets… em 2022. A empresa não confirma oficialmente a estratégia, mas sabe-se que vários fabricantes já começaram a produzir e a testar novos aparelhos com Android. E surgem agora outras indicações nesse sentido relacionadas com vagas de trabalho e mudanças profissionais de pessoas ligadas à Google.
A publicação 9to5Google cita uma posição para gestor de engenharia senior na qual se escreve que o candidato irá trabalhar na Android Tablet App Experience. De acordo com a descrição, a empresa propõe-se a “entregar o próximo capítulo de computação e de interação ao lançar suporte integrado em todas as plataformas e as melhores experiências que desbloqueiem novas e melhores formas de trabalhar e criar”. Este candidato deverá desenvolver os planos de desenvolvimento de produto e assegurar a execução de “melhores experiências para tinta [eletrónica] em primeiro lugar [ink first]”, no que se assume ser uma referência a aplicações desenvolvidas para serem usadas com o estilete, um capítulo que a Samsung e a Apple têm dominado até agora.
Na descrição, a Google diz ainda acreditar que “o futuro da computação está a mudar para tablets mais poderosos e capazes”.
Outra indicação no sentido desta aposta reforçada surge com a atualização Android 12L, um lançamento a meio do ciclo tradicional de lançamentos do sistema operativo Android e destinado a tablets e aparelhos com ecrãs que dobram. Esta abordagem é algo conservadora ainda, trazendo algumas particularidades para tablets como o painel Espaço de Entretenimento, no qual se concentram todas as apps deste segmento.
A publicação ComputerWorld salienta ainda que Rich Miner, cofundador do Android, mudou recentemente a descrição do seu cargo no LinkedIn para diretor de tecnologia (CTO) de tablets Android, o que indicia também esta mudança na estratégia da Google.
A tarefa para a gigante tecnológica não se afigura fácil, uma vez que terá de investir bastante na qualidade da entrega para assegurar uma experiência verdadeiramente diferente e consistente para os utilizadores. De recordar que a Apple, com o iPad e o sistema operativo iPadOS, está a afinar e a melhorar o produto há 11 anos – mercado que domina desde o relançamento desta categoria, em 2011 –, conseguindo agradar a vários tipos de pessoas que preferem o tablet para trabalhar, tarefas de criatividade ou de entretenimento.