A Apple terá descartado a ideia de criar um metaverso, ou seja, um mundo completamente virtual, para os óculos de realidade mista (junta a realidade aumentada e a realidade virtual) que está a desenvolver. A informação é avançada pela Bloomberg, que cita fontes próximas da cadeia de produção da Apple. A aposta principal para estes óculos passará por curtas experiências de comunicação, de visualização de conteúdos multimédia e de videojogos.
Segundo a agência de notícias, a ideia de desenvolver um “mundo completamente virtual no qual os utilizadores podem escapar está fora de questão para a Apple”.
Apesar de não haver confirmação oficial de especificações e de datas de lançamento, os rumores mais recentes apontam para um anúncio ainda neste ano. Segundo a Bloomberg, os óculos da Apple deverão ter uma resolução 8K por cada olho, mais de uma dezena de câmaras de rastreio e um preço de cerca de três mil dólares. Ming-Chi Kuo, analista especializado em temas relacionados com a empresa americana, aponta, no entanto, para ecrãs 4K para cada olho, seis a oito câmaras e um preço mais baixo, lembra o Engadget.
A confirmarem-se as informações agora reveladas, a Apple e a Meta (novo nome do grupo Facebook) parecem ter estratégias diferentes no que toca a mundos virtuais. A empresa de Zuckerberg está a apostar muitas das ‘fichas’ da Realidade Virtual e Realidade Aumentada para o desenvolvimento de metaversos, enquanto a Apple parece estar reticente, pelo menos para já. O tempo e o ritmo de adoção destes novos conceitos dirá qual das duas gigantes terá feito a aposta certa.