O registo da patente WP2021251775 foi feito a 10 de junho deste ano e depois publicado online a 16 de dezembro. Trata-se de um documento no qual a Samsung regista o desenho de um aparelho móvel com ecrã que enrola, dobra e cujo ângulo de inclinação pode ser ajustado, prometendo uma combinação de características intrigantes e nunca antes vistas num smartphone ou tablet.
O “aparelho eletrónico capaz de operações de dobragem e de deslize” (título do documento em inglês) promete um ecrã extensível e que pode ser manipulado de diferentes formas: desenrolado como um pergaminho, dobrado como um guardanapo ou inclinado em diferentes ângulos.
A parte que se dobra, no entanto, aparece num local inusitado, salienta a publicação GSMArena, explicando que há uma porção do painel, no lado oposto ao do mecanismo de enrolamento, que tem uma dobradiça por baixo. Segundo o registo de patente, a dobradiça que permite ajustar a inclinação do ecrã também faz parte do mecanismo que permitirá, ao ecrã, desenrolar-se quando o utilizador assim o desejar.
Pelo desenho registado, não é possível perceber se o ecrã pode ser completamente fechado, com ou sem folga de ar, sobre si mesmo, como acontece atualmente na linha Galaxy Fold. Apesar de prometer uma nova tipologia de produto interessante e apelativa, o registo do desenho apenas diz respeito à parte mecânica e não traz resposta aos muitos desafios técnicos que o desenvolvimento deste tipo de aparelhos pode colocar às equipas de desenvolvimento.