Com o conhecimento e financiamento de entidades públicas e privadas, a Universidade de Aveiro (UA), a Associação Portuguesa de Imprensa e o Parque de Ciência e Inovação (PCI) da Região de Aveiro lançaram o Centro de Competências em Meios de Comunicação de Aveiro (AMCC na sigla em inglês) – uma plataforma de apoio e promoção ao setor, na União Europeia (EU), na implementação de projetos de transição digital e na gestão do seu futuro sustentável num contexto digital.
João Veloso, vice-reitor para a cooperação da UA, salienta em comunicado que “os grandes desafios que os media da Europa enfrentam, nesta era digital, necessitam de respostas centradas no conhecimento e na tecnologia, capazes de desenvolver estratégias inovadoras e adequadas à nova realidade”. Para isso, o projeto aposta na partilha e estruturação de conhecimento do mercado tecnológico global, do acesso a equipas europeias com competências multidisciplinares, ações de formação, apoio à regulação tecnológica e acesso a financiamentos públicos e privados.
Desta forma será possível “capacitar os cidadãos e as empresas com o conhecimento e as ferramentas necessárias para construirmos uma Sociedade de Informação mais resiliente e assim fortalecermos a democracia na Europa”, afirma, por seu lado, Pedro Almeida, diretor-geral do PCI.
A Google é a primeira entidade privada a financiar o AMCC e João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, reitera a importância deste apoio que “permite não só lançar, desde já, o projeto, como prever que num futuro próximo outras entidades, públicas e privadas, portuguesas, europeias ou globais, se juntem na sustentabilidade deste instrumento de defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da luta contra a iliteracia que vamos protocolar”.
A cerimónia da assinatura do contrato de consórcio do Aveiro Media Competence Center decorreu na quinta-feira passada, 16 de dezembro – dia nacional da Imprensa –, na Universidade de Aveiro, e o projeto iniciará a sua atividade no final do primeiro trimestre de 2022.