A cerca de 40 quilómetros de Austin, onde a Samsung já tem uma instalação, a fabricante sul coreana vai criar uma fábrica de chips avançados. O investimento, segundo o The Wall Street Journal, vai chegar aos 17 mil milhões de dólares e vão ser criados 1800 postos de trabalho adicionais na cidade de Taylor. A nova fábrica vai ter mais que os cinco quilómetros quadrados que tem a fábrica de Austin.
O CEO da Samsung Electronics Device Solutions, Kinam Kim, salienta que “com uma maior capacidade de fabrico, vamos ser capazes de melhor servir as necessidades dos nossos clientes e contribuir para estabilizar a cadeia de fornecimento global de semicondutores”, agradecendo à administração Biden e ao Congresso a criação de um ambiente favorável a este tipo de investimentos que incentiva a produção doméstica e a inovação nos EUA.
Os planos preveem o início da construção já para o próximo ano e a expetativa é que os primeiros chips saiam da linha de produção em 2024, noticia o The Verge. Os chips destinam-se, em primeiro lugar, para os próprios produtos da Samsung, mas devem chegar depois também a outros fabricantes. A nova fábrica deve ter capacidades avançadas e produzir chips segundo o método de fabrico de três nanómetros.
O mundo assiste a uma escassez de chips e há vários intervenientes a fazer diferentes tipos de aposta, como a de abertura de fábricas e outras estratégias para reduzir a dependência da cadeia de fornecimento atual, conseguir fabricar os seus produtos e chegar ao mercado para satisfazer a procura dos consumidores.