A Apple anunciou os seus resultados financeiros trimestrais e mostra receitas de 83,4 mil milhões de dólares, mais 29% face ao ano anterior, mas abaixo dos 84,5 mil milhões esperados pelos analistas. A empresa justificou este desempenho com o impacto que a escassez de chips está a provocar em todo o mundo e nas cadeias de fornecimento das tecnológicas.
Segundo Tim Cook, “tivemos um desempenho bastante forte, apesar das grandes restrições nas cadeias de fornecimento, que estimamos ter um impacto de cerca de seis mil milhões de dólares”. O The Verge refere ainda que a Apple estima que os resultados do próximo trimestre, que termina em dezembro, também sejam ainda afetados quer pela falta de componentes, quer pelas disrupções provocadas pela pandemia nas fábricas.
Entre as novidades que a marca lança para este período, de elevada procura e possível esgotamento de stocks, passam pelo novos iPhone 13 e 13 Pro, iPad Mini, iPad de nona geração, Watch Series 7, AirPods de terceira geração e os ‘frescos’ MacBook Pro com chips Apple.