Uma nova linha de topos de gama – é desta forma que a Huawei apresenta a Nova, que, assim, se vem juntar à Mate e à P. Assumidamente vocacionada para um público mais jovem, esta linha chega a Portugal com dois modelos: o Nova 9 e o Nova 8i.
Comecemos pela ‘vedeta’ do evento que a Huawei realizou nesta quinta-feira na Estufa Fria, em Lisboa. O Nova 9 aposta nas componentes de fotografia e vídeo devido à tendência dos jovens de criarem cada vez mais conteúdo. Assim, as câmaras traseiras estão dispostas em forma de dois anéis e conta com: lente principal de 50 MP, f/1.9, sensor RYYB; lente ultra grande angular de 8 MP e f/2.2; lente macro de 2 MP, f/2.4, distância mínima de foco de 4 cm; lente de profundidade de campo de 2 MP e f/2.4. A frontal é de 32 MP e f/2.0.
O ecrã curvo é de 6,57” com uma taxa adaptativa de 60/120 Hz. A resolução é FHD+, ou seja, 2340×1080. O poder de processamento fica a cargo de um Snapdragon 778G 4G da Qualcomm, a que se juntam 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Destaque-se o carregamento de 66 W, o que permite, segundo a Huawei, um carregamento completo da bateria de 4300 mAh em apenas 38 minutos. Não há serviços Google no Nova 9, mas a Huawei disponibiliza a interface gráfica EMUI 12.
Este smartphone estará disponível em preto ou azul e chega às lojas a 12 de novembro, sendo que as pré-encomendas (que recebem uns FreeBuds 4 de oferta) estão disponíveis a partir de dia 22 de outubro. O preço é de €549,99. A Exame Informática publicou já um artigo com as primeiras impressões sobre o Nova 9.
Por sua vez, o Nova 8i custará €379,99 (6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento) e tem especificações ligeiramente mais modestas, como um processador Snapdragon 662, e um módulo de câmaras diferentes – quatro traseiras dispostas num único anel, com a principal a ter 64 MP.
“Olá, senhoras!”
Mas, como se tem tornado claro nos últimos meses, a Huawei, para o mercado de consumo, já não é apenas smartphones. Assim, a marca aproveitou o evento para apresentar novidades para o segmento dos wearables. No campo dos smartwatches, destaque para o Watch GT3, que chega em versões de 46 mm (1,43” e 466×66) e de 42 mm (assumidamente mais virado para o público feminino e com ecrã de 1,32”). Ambos permitem receber chamadas por Bluetooth e contam com monitorização para mais de 100 modos de desporto. O software fica entregue ao HarmonyOS e, como é típico dos relógios inteligentes da Huawei, a autonomia é um dos pontos fortes: 14 dias no de 46 mm e 7 dias no de 42 mm.
O Watch GT 3 de 46 mm começa nos €269 e o de 42 mm nos €249. As pré-vendas começam a 1 de novembro, sendo que os smartwatches chegam às lojas a 22 de novembro.
A Huawei terá ainda disponível o Watch Fit Mini, que terá bracelete em couro e um ecrã retangular. O preço será de €109,90 e as vendas começam no dia 15 do próximo mês.
Uma nota final para salientar a disponibilização dos FreeBuds Lipstick, uma versão dos auriculares sem fios da Huawei em que a caixa imita um batom (tecnicamente, são idênticos aos FreeBuds 4). “Uma aposta arrojada”, assumiram os responsáveis da marca, e que é outra piscadela de olho ao público feminino. Custarão €219,90 e chegam dia 22 de novembro.