Devido à pandemia e aos confinamentos, a presença da faixa etária acima dos 65 anos aumentou no mercado online, revela a plataforma de e-commerce KuantoKusta, tendo representado uma “fatia muito maior das receitas no e-commerce”. A plataforma realizou uma análise comparativa ao comportamento dos consumidores, tendo identificado um notório crescimento desta população mais velha que, com as restrições impostas pela pandemia, se viram obrigadas a recorrer às compras online.
“Estes consumidores estão mais modernos, mais digitais e mais atualizados. É um efeito perverso da pandemia que obrigou as pessoas a atualizarem-se e a desenvolverem competências que não tinham até ao momento”, refere Sara Sá, da direção de Marketing do KK, reforçando que “as pessoas com mais de 65 anos já gastaram mais 360% do que em período equivalente face a 2019”.
Assim, enquanto que este grupo de consumidores tem sido representado como tendo os piores índices de confiança no comércio eletrónico e nos pagamentos online, registou-se um aumento de 360% quando comparado com o ano de 2019. E, enquanto que no início do ano de 2019 o número de utilizadores com mais de 65 anos registados na plataforma rondava os 264 mil, no início deste ano disparou 240%, registando um número de 898 mil utilizadores, representando quase 40% da população total desta faixa etária.
“Os consumidores com mais de 65 anos representam agora 13% do total de utilizadores do site, face aos 5,5% de 2019. Temos notado uma confiança clara, e crescente, por parte desta faixa etária em comprar online, em todas as áreas. Se os utilizadores continuarem satisfeitos com as suas compras, a tendência continuará positiva, mesmo no pós-pandemia”, reconhece Sara Sá.
De acordo com o KuantoKusta, os produtos veterinários para cães representam um aumento de 690% de consumo nesta faixa etária, a maior subida, seguida de perfumes (378%), ração para animais domésticos (300%) e vitaminas (290%). Os produtos tecnológicos ganharam também maior destaque nos hábitos destes consumidores com mais de 65 anos, e os tablets, aspiradores robot e portáteis e smartwatches também registaram um aumento significativos, 280% ,235%, e 180%, respetivamente.