A TikTok anunciou ter ultrapassado a marca dos mil milhões de utilizadores mensais ativos esta segunda-feira. A rede social de origem chinesa é assim a primeira fora do ecossistema Google e Facebook a conseguir atingir este nível de audiência.
A popularidade da TikTok foi aumentando em tempos de pandemia, com cada vez mais utilizadores a passarem cada vez mais tempo ao telemóvel e a beneficiar do maior interesse pela criação de conteúdos. A aplicação foi chegou a ser banida nos EUA, está bloqueada na Índia e está sujeita a grande escrutínio por parte das autoridades europeias, no que toca a privacidade dos dados e segurança infantil, mas tem conseguido angariar um número crescente de utilizadores, lembra a CNN. Ao mesmo tempo, a TikTok enfrenta a competição de ‘cópias’ dos rivais, como o Reels do Instagram, o Shorts do YouTube ou o Spotlight do Snapchat.
O fundo de fomento à criatividade de mil milhões de dólares lançado pela TikTok no ano passado ajudou certamente a despertar o interesse dos utilizadores em criar conteúdos que alimentam a plataforma.