O maior esqueleto de dinossauro tricerátops descoberto até à data, conhecido como Big John, vai ser vendido numa casa de leilões em Paris, França, em outubro. Antes disso, a casa de leilões informou nesta terça-feira, 31 de agosto, que o esqueleto vai ser exibido ao público, numa galeria de exposições no centro de Paris.
Assim, o maior exemplar de uma das espécies de dinossauros mais distintas estará em exposição a partir de 18 de outubro, na casa de leilões parisiense Drouot, onde será leiloado a dia 21 de outubro.
Alexandre Giquello, leiloeiro da casa Binoche et Giquello, garantiu que o dinossauro tem licença de exportação e que há vários compradores interessados. Prevê-se que o Big John seja vendido entre os 1,2 e 1,5 milhões de euros, contudo as vendas de leilões de esqueletos de dinossauros são imprevisíveis.
Estima-se que o Big John tenha 66 milhões de anos, cerca de oito metros de comprimento, um crânio de dois metros de largura, três cifres na cabeça e cerca de 200 ossos. Para além de esta espécie estar entre os dinossauros mais distintos, o esqueleto está 60% completo. Este dinossauro foi descoberto em 2014, em Dakota do Sul, no EUA, pelo geólogo Walter W. Stein Bill e foi restaurado em Itália.
De recordar que recentemente um esqueleto de um T-Rex com 67 milhões de anos foi vendido em Nova Iorque, EUA, tendo quebrado os recordes de valores de um dinossauro. Contudo, em Paris já vários dinossauros não encontraram compradores.