A startup espacial japonesa ispace anunciou que recolheu 46 milhões de dólares para financiar as segunda e terceira missões planeadas para a Lua para 2023 e 2024. A primeira empreitada nesse sentido deve acontecer já na segunda metade de 2022, com recurso a financiamento já recolhido entretanto.
A ronda de investimentos foi conduzida pela japonesa Incubate Fund e os montantes provêm de várias organizações distintas como a Innovation Engine, SBI Investment Co., Katsunori Sago, Aizawa Investments e fundos geridos pela HiJoJo Partners e pela Aizawa Asset Management, noticia o Tech Crunch.
A ispace já recolheu, até ao momento, 195,5 milhões de dólares para financiar este tipo de projetos, tendo já começado a construir o módulo de voo para a missão de 2022 na Alemanha.
A primeira sonda vai demorar três meses a chegar à Lua e irá fazê-lo de forma a baixar custos com um peso de combustível reduzido. A primeira missão vai levar a bordo uma sonda para o Mohammed bin Rashid Space Center da Arábia Saudita, um robô lunar para a agência espacial japonesa e carga para três empresas canadianas.